O Núcleo dos EUA do Instituto Curupira teve princípio em 2015, em Massachusetts, na cidade de Woburn, a partir de uma série de processos, inclusive apoio de entidades internacionais e americanas. O objetivo inicial foi pesquisar e desenvolver projetos de educação ambiental e alfabetização ecológica baseados na compreensão dos recursos hídricos e biológicos da pequena cidade. Crianças e adolescentes eram o público alvo central. O Projeto foi encerrado em 2020.
O projeto teve como nome: “Woburn - water resources and ecological relations” e ofereceu, por meio da atuação de dois pesquisadores masters, educação ambiental crítica para crianças de condados e micro regiões ribeirinhas ao rio principal da cidade, além de capacitar ambientalmente profissionais que atuam diretamente com a terra e a natureza.
Cientificamente, o núcleo estadunidense do Instituto Curupira desenvolveu metodologia de mapeamento Ecocultural, sob coordenação de Delton Mendes Francelino, diretor internacional da instituição, cujos objetivos principais buscaram tecer metodologias capazes de perceber valores culturais de apropriação e significação ambiental e ecológica, alçando possibilidades de construção de novas culturas de sustentabilidade ou de reapropriação de culturas antigas, que eram baseadas na utilização sensata dos recursos naturais.