top of page

Um dos grandes destaques nacionais do Instituto Curupira (ICASA) é a produção de dois significativos eventos ecoculturais: o Festival de Música Popular Livre de Barbacena/MG e o Festival Nacional de Teatro de Barbacena/MG.

Após mais de 3 anos de viagens e contatos com eventos similares em Minas Gerais e outros estados, pesquisa e crítica, a partir de 2013 a instituição começou a produzir seus próprios eventos, reconhecidos por valorizarem a produção autoral, em teatro e música, sempre em língua nacional, evocando a cultura brasileira como cerne fundamental de expressão arte.

Alguns valores são fundamentais para o desenvolvimento desses eventos:

- afetos e estímulos ambientais e ecológicos em prol da mudança da forma como o homem atua no planeta;

- construção e reapropriação de valores culturais geradores de perspectiva de mudança cultural;

- Urbanidades;

- ambientalidades, por meio da construção de valores e sentidos ambientais;

- sustentabilidade, sobretudo tendo a cultura como fator chave para qualquer perspectiva de desenvolvimento sustentável.

No total, cerca de 30 mil pessoas já participaram diretamente, como público, de todos os eventos já produzidos pelo Instituto Curupira (ICASA) em Barbacena e região.

 

O FESTIVAL DE MÚSICA POPULAR LIVRE DE BARBACENA/MG

Já em sua 7ª edição, o Festival Nacional de Música Popular Livre é símbolo de resistência artística e ambiental. Em 6 edições já realizadas, circulou mais de 500 músicas autorais em língua nacional, com presença de mais de 500 músicos, dentre compositores, intérpretes e instrumentistas, de Minas Gerais e de outros estados do país.

O festival sempre é realizado com entrada gratuita para a população, em espaços públicos, como praças centrais e também em escolas públicas. Uma marca do evento é sua realização em meio a ambiente natural, com a presença de árvores, pássaros e sempre sob a luz do Sol e das estrelas de outono.

Cientificamente, o evento é produzido objetivando processos educativos baseados em estímulos e afetos ambientais e ecológicos alicerçados nos princípios fundamentais da ecologia, em elementos sociológicos e culturais, sempre buscando a construção de valores e sentidos ambientais.

A 7ª Edição, 2021, é desenvolvida de forma Online. 

O FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE BARBACENA/MG

O Festival Nacional de Teatro de Barbacena/MG, também é considerado pela crítica como um dos mais bem produzidos festivais teatrais alternativos do cenário nacional. Assim como o Festival de Música Popular Livre, também é produzido anualmente e com anseios de construção de afetos e estímulos ambientais, objetivando enaltecer valores e sentidos ambientais, ecológicos, culturais e sociais capazes de incentivar culturas de sustentabilidade.

Em sua 4ª edição (2018), o festival já circulou em Barbacena mais de 40 grupos teatrais, com 52 espetáculos, apropriando-se de diferentes espaços públicos, desde ruas e praças, até escolas públicas. Outra marca do festival é a valorização, na curadoria, de aspectos ambientais e sociais críticos dos projetos que participam da fase de seleção, justamente pensando o evento como uma grande e potencial escola aberta de educação ambiental crítica. Não significa, necessariamente, que somente espetáculos com temas ambientais são aprovados, pelo contrário: compreende-se as ambientalidades como todo o conjunto de significados de atuação humana em seus meios, políticos, naturais, econômicos e sociais.

bottom of page